Os arcebispos conservadores dom Eugênio Salles (Rio de Janeiro), dom Cláudio Colling (Porto Alegre/RS), dom Serafim Fernandes (Belo Horizonte/MG) e dom Alberto Gaudêncio Ramos (Belém/PA) estão desligando seminaristas de universidades laicas, dizendo-se "decepcionados" com o nível do ensino e com a "permissividade" nestas instituições. A autorização para que seminaristas completassem os estudos em escolas laicas era uma das principais experiências para renovar a formação de sarcedotes católicos no Brasil (FSP).