O Ministério da Fazenda encaminhou à Embaixada do Japão, no último dia 27, um pedido de financiamento ao governo japonês para 19 projetos na área de infraestrutura-- o principal, no setor elétrico. O custo total do empreendimento chega a US$5,5 bilhões e o Brasil espera que o Japão que participe com US$2 a US$3 bilhões, num período de dois anos. A decisão dos japoneses só será tomada depois que o governo brasileiro conclua as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI), com os bancos credores e Clube de Paris (JB).