MAÍLSON DA NÓBREGA FALA DO FMI

Reconhecendo que o Fundo Monetário Internacional (FMI) tem seus erros e admitindo que o país recuou, em algumas posições, porque é uma estratégia própria das negociações, o ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, garantiu em entrevista ao Jornal do Comércio, que "o Brasil está fazendo, pelos pontos já acertados, o melhor acordo entre todos os já realizados no Terceiro Mundo: US$5,8 bilhões em "dinheiro novo", um acordo que abrange a dívida vencida até 1993 (95% da dívida externa brasileira), taxa de juro mais baixa do que a obtida pelo México, prazo de 20 anos com oito de carência e instrumentos novos como o "exit bond", conversão e parte da dívida transformada em bônus". O ministro localiza em três pontos o desequilíbrio econômico do Brasil: uma política cambial inadequada, o gasto público e a questão salarial (JC).