QUEIMADAS ATINGIRAM 2O MILHÕES DE HECTARES NA AMAZÔNIA

As queimadas da Amazônia já atingiram, até o ano passado, 20 milhões de hectares, consumindo oito milhões de hectares de floresta virgem. Este panorama foi detectado pelo satélite norte-americano "NOAA", que controlará as queimadas em julho, agosto e setembro, quando a incidência é maior devido à falta de chuvas. O IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal) previa até 1987 um acúmulo máximo de 12,5 milhões de hectares queimados, considerando a destruição média de 2,5 milhões de hectares por ano desde 1983. O pesquisador do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Marcos Costa Pereira, que analisou as imagens do satélite, disse que, "nesse ritmo, dentro de dois séculos não teremos mais a floresta amazônica" (FSP).