BRASIL E URUGUAI ASSINAM DOCUMENTO

A assinatura de um documento entre o Sindicato das Indústrias Químicas do Rio Grande do Sul e a Associação de Fabricantes de Pinturas e Afins do Uruguai, propondo concessões mútuas para elevar as trocas entre os dois países, foi o primeiro resultado prático do encontro empresarial realizado ontem, em Porto Alegre (RS), na FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul). O documento propõe alterações no Protocolo de Expansão Comercial (PEC), assinado entre o Brasil e Uruguai em 1975, que isenta de taxas mais de 2,5 mil itens. Os empresários brasileiros querem o aumento da cota de exportação uruguaias sobre três itens, e os uruguaios, a inclusão de seis novos produtos em suas importações do setor. O Uruguai adquire basicamente máquinas e equipamentos industriais, materiais de transporte e matérias-primas, principalmente de área química. Exporta produtos alimentícios, como arroz e cevada, e alguns manufaturados. O documento ainda terá de ser aprovado pelas autoridades econômicas dos dois países. Se concretizado, o acordo vai permitir o aumento do comércio em US$11 milhões (GM).