EXÉRCITO FICARÁ COM 5 MILHÕES DE HECTARES DA AMAZÔNIA

O Exército ficará com quase cinco milhões de hectares de terras na Amazônia, área superior à dos Estados de Sergipe e Alagoas juntos, para usar principalmente como campo de manobras, testes e implantação de quatéis. Essa área, cuja destinação foi definida em decreto do presidente José Sarney no final de março último, está excluída do patrimônio fundiário que a União vai devolver aos estados da região por causa da extinção do Decreto-Lei 1.164 que, em 1971, federalizou 65% das terras devolutas estaduais da Amazônia. De acordo com o Decreto-Lei 2.363, de outubro de 1987, o próprio Ministério do Exército selecionou as áreas que lhe ficarão reservadas. Ao todo, são 23 glebas, somando 4.993.300 hectares. A área não inclui outros 4 milhões de hectares que pertencem ao EMFA (Estado-Maior das Forças Armadas), em Itaituba (PA). O município é o maior produtor de ouro do país e praticamente metade de suas terras ficará sob controle militar (O ESP).