O CTA (Centro Técnico Aeroespacial), do Ministério da Aeronáutica, anunciou ontem que em breve o Brasil produzirá seu primeiro míssel do tipo "ar-ar", capaz de se orientar pelo calor desprendido pelo alvo, através de sensores infravermelhos. O míssil-- chamado de "MA-A1", ou Piranha-- será desenvolvido em associação com a ÓRBITA-- Sistemas Aeroespaciais, empresa privada de São José dos Campos (SP), que tem sócios estatais como a EMBRAER e a IMBEL, e privados, como a ENGESA, fabricante de veículos blindados. A minuta do contrato de associação para a construção do míssel está sendo examinada pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DEPED) do Ministério da Aeronáutica. As informações foram dadas ontem, em São Paulo, pelo major-brigadeiro Luiz Carlos Boavista Accioly, diretor do CTA (JB).