METALÚRGICOS OCUPAM A COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL

Cerca de mil metalúrgicos da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), em protesto contra o congelamento da URP (Unidade de Referência de Preços), ocuparam ontem a Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda (RJ), e conseguiram fazer com que 4 mil trabalhadores do turno das 16 horas abandonassem o serviço. A ocupação foi decidida em assembléia-geral na porta da empresa, e foi liderada por Luís Albano Vieira, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda, Barra Mansa e Resende. Os metalúrgicos ocuparam o Alto Forno 3, principal unidade produtora de aço da CSN. A assembléia foi convocada paradecidir formas de protesto contra a suspensão do pagamento do adicional de 15% e pelas vantagens concedidas pelo Decreto 89.253, de 1983, do governo federal, e do aumento de 39,64% concedido aos trabalhadores das estatais cujo acordo trabalhista tem data-base em primeiro de maio. Como não houve acordo, a CSN iniciou ontem o pagamento do mês de maio suprimindo tanto o aumento quanto os benefícios. O decreto dividira entre os 12 pagamentos do ano os prêmios-dividendos ("girafas"), o quinquenal em dobro e a bonificação por férias. A CSN não se pronunciou sobre a ocupação (O Globo).