CHEFE DO EMFA DIZ QUE INPE SABOTA PROGRAMA ESPACIAL

O ministro-chefe do EMFA (Estado-Maior das Forças Armadas), tenente-brigadeiro Paulo Roberto Camarinha, disse ontem, em Brasília, que o diretor-geral do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Marco Antônio Raupp, e seu diretor, Aydano Carleial, estão sabotando o programa espacial brasileiro. Sua declaração se deveu à informção, publicada na imprensa, de que Carleial estaria nos EUA possivelmente negociando a compra de um veículo lançador de foguete (que transportaria o primeiro satélite científico brasileiro). O ministro-chefe do EMFA disse ainda que não deu ordens para a compra e que a Missão Espacial Completa Brasileira está sob sua coordenação. "O seu Raupp e o seu Carleial não têm nada que comprar foguete lançador nos EUA ou em qualquer outro lugar". "Eles estão sabotando o programa espacial brasileiro", afirmou o ministro. Os diretores do INPE querem que o governo brasileiro compre um foguete estrangeiro, para que o cronograma de lançamento do satélite não fique comprometido. O Ministério da Aeronáutica sustenta que o veículo lançador deverá ser construído no Brasil, mesmo que isso signifique um atraso no cronograma da missão (FSP).