DIRETOR DO CTA DIZ QUE "SONDA-4" NÃO EXPLODIU

As falhas ocorridas no lançamento do protótipo número três do foguete Sonda-4, a partir da Barreira do Inferno (Natal/ RN), em outubro do ano passado, não foram divulgadas "porque a Aeronáutica imaginou que isto não interessava à opinião pública, visto que o experimento obteve êxito parcial". A informação é do major-brigadeiro Luiz Carlos Boaventura Accioly, diretor do CTA (Centro Técnico Aeroespacial), situado em São José dos Campos (SP), que está encarregado do desenvolvimento de um veículo lançador de satélites (VLS), da Missão Espacial Completa Brasileira. Ele disse que o "Sonda-4" não explodiu. Segundo ele, o principal defeito foi no sistema de separação do segundo estágio do foguete, que não funcionou, apesar de já ter sido testado com sucesso nos protótipos um e dois do "Sonda-4" e nos 23 modelos "Sonda-3". Além disso, afirmou o diretor do CTA, a ignição do motor do segundo estágio não pôde ser acionada (FSP).