PRESIDENTE DA BAYER EXPLICARÁ POLÍTICA ECONÔMICA A ALEMÃES

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria em São Paulo e da Bayer do Brasil, Rolf Ludwig Lochner, disse ontem que na semana que vem estará na República Federal da Alemanha (RFA) para explicar aos acionistas de sua empresa o que está acontencendo e o que poderá acontecer com a economia brasileira. Rolf Ldwig Locher disse que a nova política industrial proposta pelo governo representa "uma moderna abertura dos portos brasileiros às nações interessadas em participar" do desenvolvimento do país e se constitui num importante instrumento estimulador da retomada de investimentos, apesar de não abolir ainda "uma série de regulamentações a alguns setores industriais". Citou como exemplo o CDI (Conselho de Desenvolvimento Industrial) sobre projetos de produção de matérias-primas para a indústia química e de biotecnologia e a manutenção da reserva de mercado no setor de informática. Mas apesar dessas objeções, ele considerou válida a política industrial anunciada. O problema para ele é que, ao mesmo tempo que o Executivo anuncia maior liberdade de ação para a iniciativa privada, a Assembléia Nacional Constituinte aprova em primeiro turno um texto da Ordem Econômica para a nova Constituição que fará a intervenção do Estado na economia crescer e que "consagra o nacionalismo através da possibilidade de reservas de mercado em vários setores, além da informática" (GM).