A Fiat Automóveis S/A, de Betim (MG), está negociando com a CACEX (Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil) a utilização de mecanismos de conversão da dívida como estímulo à exportação de automóveis fabricados no Brasil e a redução dos efeitos da defasagem cambial setorial sobre o desempenho da empresa. O sistema proposto pela Fiat é semelhante ao autorizado para os setores de construção naval e bens de capital. O presidente da empresa, Silvano Valentino, disse que a Fiat pretende assumir parcela da dívida externa brasileira junto a credores, aproveitando o deságio entre 20% e 25% do valor nominal. O Banco Central, mediante quitação contábil da dívida brasilira-- transferida para a montadora ou sua matriz, a italiana Fiat Spa--, paga à montadora brasileira o equivalente em cruzados ao débito (GM).