BRASIL EXPORTOU 700 MIL TONELADAS DE MADEIRA

O Brasil exportou no ano passado 700 mil toneladas de madeira amazônica, que representaram a entrada de US$340 milhões, em torno de US$100 milhões a mais do que as exportações registradas em 1986. No total, são exportadas 34 espécies amazônicas, mas apenas cinco delas-- mogno, virola, sucupira, cedro e ipê-- correspondem a 75% do volume global. Essas informações foram dadas ontem, em Curitiba (PR), pelo engenheiro florestal Roberto Samanez Mercado, professor da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Segundo ele, os EUA são o maior consumidor de produtos florestais brasileiros. Entre janeiro e novembro de 1987, o Brasil exportou quase 300 mil metros cúbicos de madeira de folhosas, que somaram US$122 milhões. No mercado norte-americano, as exportações brasileiras representaram 25% do total. O engenheiro florestal disse que as exportações de madeiras da Amazônia correspondem a apenas 12% da produção total da região, onde atuam 2.321 serrarias e 70 laminadoras e fábricas de compensado. A maior parte da madeira extraída na Amazônia (55%) é destinada ao mercado nacional (GM).