BRASIL E CHINA DESENVOLVERÃO SATÉLITE

O diretor de engenharia e tecnologia espacial do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), César Celeste Ghizoni, informou ontem, em São José dos Campos (SP), que o satélite de sensoriamento remoto (pesquisa de recursos naturais), que será desenvolvido em conjunto por Brasil e China a partir da segunda metade deste ano, irá concorrer comercialmente com satélites como o "Landsat", norte-americano, e o "Spot", francês. Segundo ele, as imagens geradas pelo satélite sino-brasileiro poderão ser vendidas para outros países, já que ele fará uma coleta de dados globais, a 778 quilômetros de altitude. De acordo com o diretor do INPE, esta característica o diferencia dos satélites da missão espacial completa brasileira, voltados para questões brasileiras, como o estudo da Amazônia (FSP).