A ocorrência de três casos de febre purpúrica na zona norte de São Paulo (capital) obrigou o Centro de Vigilância Epidemiológica a colocar em alerta a rede de atendimento médico da Secretaria de Saúde. É a primeira vez que a doença atinge a região metropolitana. Ela foi descoberta a apenas quatro anos, após matar 12 crianças em um surto que assolou a cidade de Promissão (SP). A doença é caracterizada por uma infecção grave que pode atingir e matar crianças de três meses a 10 anos. É provocada por uma bactéria (a mesma que causa a conjuntivite) e não se conhece sua forma de transmissão. A febre tem sido tratada com antibióticos (FSP).