Pela quase totalidade dos votos de seus participantes, a 26a. Assembléia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizada em Itaici (SP) no período de 13 a 22 de abril último, aprovou moção em que faz "urgente apelo em favor da causa indígena", renova seu apoio e confiança no CIMI (Conselho Indigenista Missionário), em vista das calúnias e outros ataques de que tem sido vítima, e protesta contra as constantes arbitrariedades e expulsões de missionários das áreas em que trabalham junto aos povos nativos (O Porantim).