A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro está realizando um censo nos presídios do estado para identificar os portadores do vírus da AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida). Dados parciais sobre a aplicação do teste anti-AIDS realizado em 695 detentos do Presídio Milton Dias constatou reação positiva em 28 presos (4%). No presídio feminino Talavera Bruce foram aplicados 203 testes, 28 também apresentaram resultado positivo (13%). De março do ano passado até hoje, foram diagnosticados 26 casos de AIDS entre a população carcerária do Rio de Janeiro. Neste número não estão incluídos os portadores do vírus, mas apenas os que desenvolveram a doença. Destes 26, 16 morreram; dois foram soltos; cinco tiveram alta hospitalar e retornaram aos presídios, e três continuam internados (JB).