Os três governadores da região sul, Álvaro Dias (PR), Pedro Simon (RS) e Pedro Ivo (SC), assinaram ontem, em Curitiba (PR), durante reunião do CODESUL (Conselho de Desenvolvimento do Extremo Sul), moção de discordância à intenção do governo federal de privatizar a comercialização do trigo. Os governadores disseram que tal medida, se efetivamente for adotada, Irá reduzir a receita dos estados com a comercialização do trigo". Os governadores temem ainda que as economias de seus respectivos estados sejam prejudicadas pelos acordos comerciais entre o Brasil e a Argentina. O presidente do CODESUL, governador Pedro Simon, explicou que pelo acordo bilateral, o Brasil vai importar uma série de produtos agropecuários da Argentina, principalmente trigo, maçã, vinho e alho, que concorrerão com os similares produzidos nesses estados. Diante disso, os governadores decidiram convocar um representante do Ministério das Relações Exteriores (o embaixador Tarso Flecha de Lima) para explicar com detalhes os termos do acordo. Ele reconheceu apenas como "pontos sensíveis" a questão do trigo, do alho e da maçã e disse que "teremos cautela e prudência; mas não se pode satisfazer a todo mundo" (FSP) (GM).