MIGUEL ARRAES E ÁLVARO DIAS CRITICAM DOCUMENTO ECONÔMICO

Os governadores pemedebistas de Pernambuco, Miguel Arraes, e do Paraná, Álvaro Dias, fizeram críticas ao documento apresentado pelos Ministérios da Fazenda e do Planejamento na reunião de ontem entre os governadores e o presidente José Sarney. "A falta de uma medida de impacto, a curto prazo, como o congelamento de preços, pode comprometer a eficiência das propostas adotadas", disse o governador do Panará. Já o governador Miguel Arraes disse que "não há endosso, de nossa parte, ao documento". Segundo ele, viemos aqui para dar nossa colaboração no enfrentamento da situação
15029 social, antes que a população perca todas as suas esperanças. ""Mas nem todos os pontos de vista que defendemos são coincidentes com os do governo", concluiu ele. O governador da Bahia, Waldir Pires (PMDB), justificou sua ausência na reunião dos governadores com o presidente afirmando que não se sentiu em condições de comparecer ao Palácio Alvorada porque "um plano sério, na crise que o país vive, precisa contar com a participação da sociedade e a credibilidade pública". O governador baiano, porém, enviou sugestão para a suspensão do pagamento da dívida externa até que haja acordo para a sua renegociação, através do governador de Goiás, Henrique Santillo (PMDB). O governador do Rio Grande do Sul, Pedro Simon (PMDB), negou em Porto Alegre que sua ausência na reunião de governadores em Brasília pudesse significar inconformidade ou falta de apoio ao plano econômico anunciado. Ele justificou a ausência por já ter assumido outros compromissos no estado e disse estar representado em Brasília pelo vice-governador Sinval Guazelli (JB) (FSP) (GM).