QUINZE MILHÕES DE HECTARES DA AMAZÔNIA FORAM DEVASTADOS

Quinze milhões de hectares da Amazônia (equivalente a 3% da região) foram desmatados até 1983 através de programas financiados e subsidiados pelo próprio governo brasileiro. Essa perda, que vinha acontecendo à média de 1,5 milhão de hectares por ano, atinge hoje cerca de 75 milhões de hectares desmatados. Trata-se do território mais devastado do planeta. Estas informações constam de um estudo elaborado pelo World Resources Institute e divulgado ontem em Washington (EUA). O estudo afirma que generosos incentivos de crédito e isenção de impostos criaram mais de 12
15012 milhões de hectares de grandes fazendas de gado na Amazônia brasileira,
15012 muito embora esses empreendimentos terminem cobrindo menos da metade de
15012 seus custos, sem os subsídios. De acordo com o documento, ""a floresta vem sendo destruída não só para dar lugar a pastagens, como também para o assentamento de pequenos produtores agrícolas e por projetos criados com a finalidade de aliviar a crise da dívida externa brasileira, como o de Carajás que já consumiu 1 milhão de hectares" (O Globo).