Centenas de pessoas-- homens, mulheres e crianças-- estarão participando, até amanhã, do "acampamento negro", no Município de Osório (RS), que marca a passagem do centenário da abolição da escravatura. No acampamento será divulgado um documento com conclusões sobre a situação do negro no país. Em São Paulo (capital), os 100 anos da abolição foi comemorado com uma passeata que reuniu cerca de 2 mil pessoas pelas ruas do centro da cidade. Na manifestação, organizada pelo Movimento Negro Unificado, não foi registrado incidentes. No Paraná, cerca de 150 negros participaram de uma passeata silenciosa de protesto, marcada apenas pelo som de atabaques, com o lema "Cem anos de abolição, cem anos de mentira". Membros do Movimento Negro Unificado, dos grupos Raça Negra e Afoxé Alafimoyo e do Comitê Negro da Câmara Municipal fizeram em Recife (PE) o enterro simbólico do "Parque 13 de Maio", mudando seu nome para "20 de novembro", data da morte de Zumbi dos Palmares (JB) (FSP).