EXÉRCITO REPRIME "MARCHA DO MOVIMENTO NEGRO"

Cerca de 600 soldados do Exército e 140 da Polícia Militar reprimiram ontem e impediram que uma passeata de 5 mil pessoas na "Marcha do movimento negro contra a farsa da abolição" passasse em frente ao antigo Ministério da Guerra, no centro do Rio de Janeiro (capital). Os soldados do Exército e da PM transferiram para três quadras adiante da Av. Presidente Vargas (por onde passaria a passeata) os manifestantes. Os sindicalistas Naor Alves de Souza Barros e Fernando Antônio da Silva, ambos negros e ligados ao Sindicato dos Ferroviários foram presos e liberados horas depois por tentarem convocar os ferroviários para uma greve. O Comando Militar do Leste divulgou nota oficial afirmando que a transferência do itinerário deveu-se a Informações confirmadas da intenção descabida de ativistas em utilizarem-se das comemorações do centenário da abolição para tumultuar a tranquilidade da cidade do Rio de Janeiro" (JB) (GM).