Um vírus semelhante ao "HIV-1" e ao "HIV-2", os causadores da AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirira), foi encontrado no sangue de cinco índios da Amazônia por cientistas das universidades federais do Pará e do Rio Grande do Sul e da norte-americana Yale. Os índos não têm sintomas da doença. O vírus foi achado também em guaribas, macacos que eles costumam comer. Os pesquisadores analisaram 2.441 amostras de sangue, recolhidas em 12 tribos espalhadas por 25 aldeias do Pará, Rondônia, Amapá e Maranhão. Não revelaram a que tribo pertencem os índios infectados (JB).