A perda real dos salários da indústria paulista em 1987, calculada pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em 7,1% só se compara ao período recessivo de junho de 1983 a junho de 1984, quando a indústria reduziu os salários de seus trabalhadores em 7,7% (FSP).