A FIOCRUZ (Fundação Instituto Osvaldo Cruz) e o Movimento Negro lançaram, ontem, no Rio de Janeiro, "a pirâmide do sangue negro". O presidente da ABIA (Associação Interdisciplinar de AIDS), Herbert de Souza (também secretário-executivo do IBASE-- Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), que participou do lançamento da "pirâmide", denunciou a dominação e a exploração de uma minoria branca sobre a maioria da população negra. "A população negra é a que mais sofre, mais vive e mais experimenta a discriminação", disse ele. Para Herbert de Souza, "não temos o direito de falar de democracia, sem enfrentar o racismo" (JB).