O bispo-auxiliar da região episcopal Belém, zona leste paulistana e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Luciano Mendes de Almeida, foi transferido para a Arquidiocese de Mariana (MG), pelo papa João Paulo II, no último dia 6 de abril, sem que tenha sido feito qualquer consulta ao cardeal arcebispo de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, ao colégio dos bispos auxiliares, ao Conselho de Presbíteros da Arquidiocese e ao clero arquidiocesano. A transferência frustrou um antigo plano do arcebispo de São Paulo que desejava o atual presidente da CNBB como seu sucessor, caso o cardeal Arns renunciasse ao arcebispado. Essa hipótese foi levantada várias vezes por dom Paulo Evaristo Arns, nos últimos anos, sobretudo nos momentos mais intensos de pressão contra seu trabalho, dentro e fora da Igreja. Sua intenção seria a de completar sua carreira franciscana ou como missionário na África ou como agente pastoral a serviço dos aidéticos (FSP).