O teólogo franciscano Leonardo Boff, disse ontem que a divisão da Arquidiocese de São Paulo em dioceses autônomas, fora da jurisdição do cardeal Paulo Evaristo Arns, de acordo com plano em tramitação na Cúria Romana, "representará uma medida administrativa, com uma intenção política discriminatória, seguindo a atual política restauracionista e conservadora do Vaticano, que busca reforçar o monocentrismo na Igreja". Ele acrescentou que o plano Insere-se no contexto do enfraquecimento das conferências episcopais e das pastorais diocesanas mais articuladas, da nomeação de bispos com base no critério da extrema lealdade e fidelidade ao Papa e na transferência de prelados de sedes politicamente significativas para outras politicamente insignificantes" (FSP).