A Salck, empresa brasileira que vem fabricando os testes para diagnóstico de AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), entrou com processo contra o Ministério da Saúde na CACEX (Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil). Segundo a empresa, o Ministério não poderia importar os kits porque existe um produto similar fabricado no país. A Salck classifica a importação como ilegal, por não ser efetuada através dos procedimentos normais da CACEX, como apresentação de guias de importação. A diretora da Divisão Nacional de AIDS do Ministério da Saúde, Lair Guerra de Macedo, disse que a entrada dos "kits" no país é feita através da OPS (Organização Pan-Americana de Saúde), órgão internacional que não exige apresentação de guias. "A OPS compra e repassa ao Ministério, o que torna a importação mais rápida, pois o país não pode ficar sem o material", disse ela (FSP).