O secretário de Controle das Empresas Estatais, Júlio Colombi, informou que o déficit das 178 empresas estatais, de janeiro a março deste ano, ficou em Cz$58 bilhões, ou 0,08% do PIB (Produto Interno Bruto). Nos primeiros três meses do ano, as estatais conseguiram gerar recursos próprios de Cz$933 bilhões, entre subsídios do Tesouro e receitas obtidas com as tarifas públicas. As despesas correntes-- custeio, pessoal e juros-- somaram Cz$756 bilhões no período. Somente com a folha de salários de 627 mil funcionários foram gastos Cz$152 bilhões, cerca de 20% do total das despesas. Ele avaliou que o congelamento da URP (Unidade de Referência de Preços) por dois meses, para os reajustes salariais nas estatais, dará ao governo uma economia, este ano, de Cz$267 bilhões aproximadamente. As empresas estatais investiram neste trimestre Cz$230 bilhões, sem contar os Cz$12 bilhões arrecadados através do FND (Fundo Nacional de Desenvolvimento) (JB) (FSP).