Testes de laboratório comprovaram que um remédio de amplo uso com o qual muitas vítimas da AIDS vinham se automedicando é um "potente" agente contra o vírus que causa a doença, informaram cientistas norte-americanos. Experiências realizadas no Instituto Nacional de Câncer dos EUA indicaram que a substância, sulfato de dextrano, bloqueia o processo pelo qual as partículas do vírus aderem à superfície dos glóbulos brancos que estão prestes a ser infectados. A droga também parece inibir a multiplicação do vírus, disseram as fontes. Embora os cientistas tenham evitado recomendar de imediato a utilização do medicamento para combater a doença, eles salientaram em relatório em que descrevem as experiências que ele "pode ter implicações teóricas e clínicas na estratégia para o desenvolvimento de drogas" contra o vírus da AIDS. Segundo o documento, a substância parece ser eficaz contra os vírus "HIV-1" e HIV-2", principais causadores do mal (O Globo).