BRASIL E CHINA LANÇARÃO SATÉLITE

O ministro das Relações Exteriores, Abreu Sodré, chegou ontem a Pequim para uma visita de uma semana à China e concluir um acordo de cooperação espacial entre os dois países. Este acordo, que deverá ser assinado em julho próximo por motivo da visita à China do presidente José Sarney, abrange a fabricação de dois satélites de exploração, a um custo de US$150 milhões, dos quais US$45 milhões estarão a cargo do Brasil. Os dois satélites deverão ser colocados em órbita em 1992 e 1994 por meio de foguetes chineses do tipo "longa marcha", permitindo aos dois países realizar pesquisas conjuntas nos campos da agricultura, geologia, hidrologia e cartografia (JC).