SEGURADORAS TEMEM QUE AIDS CAUSEM AUMENTO DE INDENIZAÇÕES

As companhias de seguro privado temem que a AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) venha a causar, nos próximos anos, um aumento desproporcional no número de mortes de segurados e, consequentemente, nos valores desembolsados para pagamento de indenizações de seguros de vida. Há cerca de seis meses, a Comissão Técnica de Seguros de Vida, Acidentes Pessoais e Saúde do Sindicato das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização no Estado de São Paulo levantou a questão da AIDS em uma de seus reuniões, e decidiu solicitar dados às seguradoras associadas para medir a extensão do problema até o momento. Foi decidido também solicitar à Sociedade Brasileira de Medicina do Seguro (SBMS)-- entidade que congrega os médicos das seguradoras-- orientação sobre os procedimentos a serem adotados na contratação e na liquidação do seguro, com o objetivo de diminuir os riscos das empresas. Segundo o presidente da comissão, Abaetê Ary Machado, esse estudo está ainda em fase inicial, mas dados preliminares indicam que entre 16 seguradoras, de um total de cerca de 100 empresas do mercado, foram contabilizados 88 casos de segurados no ramo vida que morreram por AIDS, desde 1984 (GM).