A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Corrupção recebeu ontem de uma comissão de seis deputados estaduais de Rondônia um dossiê com denúncias de irregularidades no uso de verbas públicas federais pelo governador do estado, Jerônimo Santana (PMDB). Os membros da Assembléia Legislativa, que já criou nove CPIs para apurar casos de corrupção no estado, apresentaram 11 denúncias, algumas relativas a fatos ocorridos na gestão Aníbal Teixeira no Ministério do Planejamento, e pediram investigação da Comissão. Entre os casos apontados, figura o repasse de Cz$300 milhões a fundo perdido pela SEPLAN (Secretaria de Planejamento da Presidência da República) ao governo do estado para a construção de uma rodovia, obra sequer iniciada, mas o dinheiro foi gasto. O dossiê denuncia o beneficiamento com a retroatividade do Decreto 94.233, que envolveria o governador, o ex-ministro Aníbal Teixeira e a Construtora Mendes Júnior. Além disso, acusa o governador de construir sem licitação trecho de uma avenida, de aplicar recursos financeiros em nome de sua irmã e de ter comprado uma mansão (O Globo).