CONSTRUÇÃO DA USIMAR COMEÇA ESTE ANO

A Usina Siderúrgica do Maranhão (USIMAR), projeto incluído no Segundo Plano Siderúrgico Nacional, da SIDERBRÁS, começará a ser construída ainda este ano, através de um consórcio formado pela empresa italiana Italibianchi, do grupo estatal Iri, e fazendo uso da conversão da dívida externa em investimentos. O projeto, de US$4 bilhões (Cz$537 bilhões), contará com recursos de um grupo de bancos credores do Brasil, coordenado pelo Banco Nacional de Paris. Do consórcio participam, ainda, empresas da Alemanha, Tchecoslováquia, França, Inglaterra e URSS. A Italibianchi será acionista da USIMAR, com 20% das ações, e as demais empresas estrangeiras somadas também deterão 20% das ações do projeto (O Globo).