Concordar com a criação de zonas de processamentos de exportação nas regiões, exclusivamente norte e nordeste, dentro de uma política nacional de desenvolvimento industrial que vise ao fortalecimento das duas regiões. Este é um dos itens do documento final do 3o. Encontro dos Centros de Indústrias do Norte e Nordeste, divulgado ontem, em Manaus, por representantes dos Estados do Amazonas, Pará, Bahia, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba. O documento pede o estabelecimento geral de comunicações entre os centros de indústrias das duas regiões, "com fim de promover o intercâmbio de oportunidades comerciais, regionais e a troca de informações e experiências". O documento apóia ainda a idéia de criação de um bônus cambial de exportação, com características específicas para cada região, como mecanismo incentivador das exportações. O documento também é favorável à estrutura proposta pela Zona Franca de Manaus para a equalização de fretes marítimos internacionais através da cobertura do percurso de cabotagem do transporte recessivo, intercambial e segmentado, pela Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil, com recursos específicos do Fundo de Promoção e Exportação existente na CACEX (JB).