As autoridades oficiais continuam favorecendo a prática de cartel das empreiteiras, combinando preços a serem apresentados nas concorrências para a realização de obras públicas. Desta vez o golpe foi aplicado na licitação de obras civis da usina hidrelétrica de Santa Rita-- um projeto de US$250 milhões, localizado a 600 km de Belo Horizonte (MG) e de responsabilidade da CEMIG. Quando as propostas comerciais foram abertas a ação entre amigos ficou evidente: o valor apresentado pela CBPO, Mendes Júnior, Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez era o mesmo, sem um centavo de diferença. As quatro decidiram cobrar, como revela ata de reunião realizada a 23 de fevereiro último, Cz$7,2 bilhões. Tal coincidência não abalou a CEMIG que, baseada em critérios técnicos, declarou a Andrade Gutierrez vencedora da concorrência, como comprova correspondência de 26 de fevereiro. Esse não é, porém, o único fato questionável em relação à Santa Rita. A ELETROBRÁS não a considera prioritária, razão pela qual não a incluiu no Plano 2010, e o Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (DNAEE) ainda não deu sinal verde para a realização da obra. No entanto, o governador Newton Cardoso resolveu começar a obra. Ele parece apostar que, graças às excelentes ligações com o Palácio do Planalto, poderá resolver o problema satisfatoriamente (JC).