EUA PRETENDE TRANSFERIR TECNOLOGIA MILITAR PARA ARGENTINA

O governo dos Estados Unidos pretende transferir para a Argentina a tecnologia de equipamentos militares de médio porte, criando assim um segundo pólo produtor de armamentos na América do Sul, onde até agora só o Brasil mantém uma indústria bem estruturada de material de defesa, voltada principalmente para o mercado externo. A Argentina tem interesse na oferta porque poderá fabricar e exportar todos os sistemas envolvidos. A reaproximação das comunidades de defesa dos EUA e da Argentina, interrompidas em 1982 como decorrência do "boicote" aplicado durante a guerra das Malvinas, pode representar nova etapa no processo de esvaziamento ou obtenção de algum controle de Washington sobre a indústria bélica brasileira (O ESP).