FERTILIZANTE PODE OBRIGAR BRASIL A GASTAR US$6 BILHÕES

O Brasil corre o risco de ter que gastar, até 1977, mais de US$6 bilhões com a importação de matérias-primas, para atender à demanda por fertilizantes, que deve crescer em torno de 4% ao ano. O esgotamento da capacidade interna de produção de matérias-primas só pode ser revertido se forem feitos investimentos da ordem de US$1,2 bilhão nos próximos anos. Essa necessidade de expansão, no entanto, esbarra na escassez de recursos públicos e depende, basicamente, de investimentos por parte da iniciativa privada. Essa foi uma das questões analisadas durante o Congresso Internacional sobre Agricultura e Fertilizantes, promovido pela Associação Nacional para Difusão de Adubos e Corretivos Agrícolas (ANDA) e pela International Fertilezer Industry Associate (IFA), que reuniu mais de 500 participantes do Brasil e do exterior no Rio de Janeiro, em março (O Indicador Rural).