CEPAL REALIZA ENCONTRO NO RIO DE JANEIRO

A CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e o Caribe), que realiza seu 22o. encontro no Rio de Janeiro (capital), divulgou ontem um documento no qual culpa o déficit fiscal dos EUA pelo agravamento da crise econômica na América Latina e Caribe. Segundo o documento, "a constante e aguda queda nos preços de produtos básicos e matérias-primas de exportação, a proliferação de barreiras protecionistas nos países desenvolvidos, a instabilidade nos mercados de câmbio, financeiros e nas Bolsas e a escassez de novos recursos têm sido obstáculos para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe". No documento "Restrições ao desenvolvimento sustentado na América Latina e no Caribe", a CEPAL propõe "90 ações para subordinar o serviço da dívida externa ao cumprimento de objetivos mínimos de desenvolvimento nacional". Para a diminuição das transferências aos credores e para essas transformações nas economias, o documento da CEPAL sugere: =-- Redução direta das taxas de juros aplicáveis à dívida. =-- Financiamento externo adicional pelo menos para compensar a taxa de inflação internacional aplicada ao principal da dívida. =-- Revisão das normas estabelecidas pelos credores sobre reservas. =-- Perdão total ou parcial da dívida de alguns países. =-- Emissão de bônus por parte dos devedores. =-- Criação pelos organismos oficiais de crédito de mecanismos de proteção contra elevação de taxas de juros ou queda nos preços dos produtos de exportação. =-- Recuperação dos gastos sociais por habitante. =-- Exploração das potencialidades da integração Econômica internacional (FSP).