PROTEÍNA NEUTRALIZA VÍRUS DA AIDS EM CHIMPANZÉ

Em testes nos chimpanzés, uma proteína isolada em 1984 pelo Instituto de Pesquisa do Câncer, da Inglaterra, mostrou-se eficaz para impedir a entrada do vírus "HIV-1", causador da AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), nos Linfócitos-T, as principais células do sistema imunológico, cuja destruição pelo vírus faz aparecerem os sintomas da AIDS. "A proteína neutraliza o vírus atuando justamente no ponto que ele escolhe para entrar no linfócito e destruí-lo", explicou o virologista inglês Robin Weiss, ontem, no Rio de Janeiro (capital). A proteína, batizada de "CD-4", é retirada da membrana que envolve o próprio "HIV-1" (JB).