O deputado federal Gabriel Guerreiro (PMDB/PA) informou que o Brasil está deixando de arrecadar, anualmente, cerca de US$1 bilhão "por culpa da ineficiente fiscalização e do irrisório IUM (Imposto Único sobre Minerais) de 1%". Segundo ele, a produção nacional de ouro chega a 90 toneladas por ano, no entanto pouco mais de 20 toneladas são registradas. O restante é contrabandeado, principalmente para países sul-africanos (JB).