De acordo com estudo preparado pelos economistas Carlos Alberto Ramos e Sérgio Cutolo, do Ministério do Trabalho, os cerca de 1,1 milhão de empregados de empresas estatais viveram dois momentos distintos ao longo dos últimos dois anos. Entre março e dezembro de 1986, o salário real médio ficou abaixo dos níveis praticados pelo resto da economia-- 4% inferior ao da indústria de São Paulo. Em 1987, nesse mesmo período, a situação foi inversa-- a remuneração média superou em quase 9% a da indústria paulista. O estudo teve como base 18 empresas estatais, que representam 64,1% do emprego no setor em 1986. Os dados colhidos pelos economistas indicam ainda que as estatais viveram uma situação positiva em relação ao restante da economia em 1987. A remuneração média, obtida a partir de uma ponderação da folha de pagamentos, indica um crescimento de 4,35% de março a dezembro de 1987, em relação ao mesmo período do ano anterior. Se o parâmetro for a média pelo emprego, a remuneração terá sido 3,4% superior. De acordo com os economistas, são variações significativas se for levado em conta que o Piso Nacional de Salários foi reduzido em 17,52% em relação a 1986 (FSP).