O presidente José Sarney decidiu retirar do Congresso Nacional projeto de lei que ele mesmo encaminhou àquela Casa, prevendo uma nova forma de desestatização no país, através da criação de uma ação ordinária especial ("golden share"), pela qual o governo poderia tranferir total ou parcialmente o controle de capital de suas empresas para a iniciativa privada, mas sem perder o poder de interferir no seu comando, sempre que entender necessário. Segundo as informações, o motivo alegado pelo presidente para a retirada do projeto foi o reconhecimento de que o monopólio estatal do petróleo, exercido pela PETROBRÁS, poderia ser ameaçado pelo novo método de desestatização (O ESP).