Uma versão simplificada do que foi o grande projeto da Ferrovia do Aço será inaugurada em dezembro deste ano pelo presidente José Sarney. A ferrovia, ligando Jeceaba (MG) a Saudade (RJ) entrará em funcionamento em fevereiro de 1989, com um movimento diário de 12 locomotivas movida a diesel, que transportarão minério de ferro e outras cargas no sentido único Minas Gerais/Rio de Janeiro. A Ferrovia do Aço Simplificada (nome oficial da obra a ser inaugurada) entra em funcionamento com uma versão pobre da "obra dos mil dias", lançada em abril de 1985 pelo então presidente da República general Ernesto Geisel. O projeto original previa a construção, em pouco mais de três anos, de uma moderna ferrovia eletrificada ligando os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, por onde cargas e passageiros seriam transportados em alta velocidade. O governo previa, na época, gastar o equivalente a US$743,5 milhões. Treze anos depois, o projeto foi reduzido à metade, tendo o governo desistido de construir a ligação até São Paulo e abandonando o trecho entre Belo Horizonte e Jeceaba, em Minas Gerais, enquanto o custo oficialmente contabilizado pela RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A) já alcança US$1,7 bilhão (Cz$998 bilhões) (FSP).