O presidente Sarney deverá inaugurar no próximo dia 8, em companhia do presidente argentino Raúl Alfonsín, o Centro Experimental de Aramar, em Iperó (SP), para pesquisas nucleares da Marinha (que já começaram há oito anos). No Centro, a Coordenadoria para Projetos Especiais da Marinha desenvolve, junto com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, o ciclo completo do combustível nuclear. O objetivo a longo prazo é a construção de um submarino movido a propulsão nuclear. O combustível usado em um submarino do tipo que a Marinha quer e que está sendo produzido em Iperó é o urânio enriquecido. Este combustível se enriquecido em proporções bem maiores do que a Marinha pretende-- 99,6%, comparado aos 20% de Aramar--, permitiria a fabricação de armas nucleares. Em tese, o Brasil passa a ter condições de fazer uma bomba atômica (FSP).