SINDICALISTAS DISCORDAM DA LIVRE NEGOCIAÇÃO

Dirigentes sindicais do ABC paulista consideram a proposta do governo de livre negociação entre patrões e empregados uma armadilha. Para o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, João Arcanjo Araújo, não pode haver livre negociação enquanto não houver o direito irrestrito de greve, liberdade e autonomia sindical e uma escala móvel de salários, que garanta o reajuste imediato dos salários nos níveis da inflação. Para o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC e também presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) da região, Agenor Narciso, "o projeto do governo é um golpe nos trabalhadores e vai desgraçar a vida daquelas categorias pouco mobilizadas ou que tem dirigentes sindicais pouco comprometidos com suas lutas" (O Globo).