Uma empresa de Lenigrado (URSS) lançará, brevemente, um aparelho que pode diagnosticar automaticamente quem sofre de AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida). A notícia foi publicada no jornal Izvestia, que informa ainda que o instrumento tem o nome de Komparator-03 e pode detectar outras doenças. Segundo o jornal, o aparelho se baseia na ação de um fotômetro instalado dentro de um dispositivo eletrônico. Uma pequena amostra de sangue, preparado segundo um método especial, é submetida à ação dos raios do aparelho. Se o sangue está infectado com o vírus da AIDS e contém seus anticorpos, a sua densidade ótica altera-se (O Globo).