As recentes decisões da Assembléia Constituinte em favor do sistema presidencialista de governo e do mandato de cinco anos acirraram as divergências no PMDB em todo o país. Alguns parlamentares já deixaram o partido e outros pretendem fazê-lo nos próximos dias. Mas a maioria dos insatisfeitos só deverá se desligar após a conclusão dos trabalhos da Constituinte e as eleições municipais (O Globo).