GOVERNO ANUNCIARÁ "PACOTE" APÓS DEFINIÇÃO DE MANDATO

O governo anunciará um "pacote" econômico depois que a Constituinte definir o sistema de governo e o mandato do presidente da República. O Ministério da Fazenda pretende realizar rigorosos cortes nas despesas públicas. O "pacote" de ajustamento da economia incluirá não apenas a diminuição dos salários reais dos servidores e empregados das estatais, mas também cortes nas despesas de custeio e nos investimentos. O governo resolveu aguardar as definições na Constituinte antes de anunciar qualquer pacote, retardando os planos dos técnicos do Ministério da Fazenda. Estes consideram que, quanto maior o atraso na adoção do "pacote" mais duro ele será. O objetivo principal do novo "pacote" é diminuir as despesas públicas em 3,5% do PIB. A equipe do ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega está convencida de que sem a execução de um rigoroso programa de ajustamento será impossível o acordo de médio prazo com os credores da dívida externa e até mesmo o acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), do qual depende o acesso do Brasil a novos empréstimos (O Globo).