LEILÃO DA CONVERSÃO DA DÍVIDA SERÁ NO DIA 29

O Banco Central confirmou ontem, após reunião com os presidentes das Bolsas de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ) e de São Paulo (BOVESPA) e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), respectivamente, Sérgio Barcellos, Eduardo Rocha Azevedo e Arnoldo Wald, que o primeiro leilão da conversão da dívida externa em investimento será dia 29 na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Ficou acertado que, neste primeiro leilão, caberá ao mercado definir o desconto (deságio) mínimo a ser oferecido pelo investidor. A conversão em leilão será apenas para as dívidas vencidas da iniciativa privada, calculadas em US$27 bilhões. A das empresas estatais, no entanto, vem sendo convertida através de um mercado informal, em que os títulos a vencerem em dólares são trocados por quantias equivalentes em cruzados (JB).